Jornal de Campinas

Inauguração de loja colaborativa reforça empoderamento feminino

Loja já está funcionando no Shopping Prado Boulevard/Crédito: Carlos Bassan

O Shopping Prado Boulevard inaugurou nesta quinta-feira, 16 de maio, mais uma loja colaborativa em Campinas. A ação foi fruto de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. A unidade, que se chama Loja Mulheres que Inspiram, fica no Piso Térreo – Corredor Bellas Unhas e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados das 14h às 20h.

“Quero parabenizar todas as integrantes do programa Mulheres Empreendedoras. Poucas pessoas têm ideia dos grandes desafios para empreender e vocês são guerreiras. Essa parceria com o Shopping Prado Boulevard certamente será um sucesso. Quero agradecer a direção da empresa por essa iniciativa visionária e generosa”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

Já Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, destacou a boa receptividade do programa e acrescentou: “o programa Mulheres Empreendedoras foi uma ação fundamental para tornar Campinas uma cidade à frente na promoção dos direitos da mulher”, destacou.

As lojas colaborativas são um conceito de economia criativa, em que as empreendedoras participantes não precisam arcar com custos de aluguel ou taxas. A loja colaborativa do Shopping Prado Boulevard integra o programa Mulheres Empreendedoras da Prefeitura. Trata-se de um espaço onde as mulheres podem desenvolver habilidades e se capacitar para fazer parte de um ambiente de negócios colaborativo.

As mulheres vão se revezar para expor seus produtos por quinzena, sem necessidade de investimento financeiro, o que ajuda a impulsionar os pequenos negócios e impacta positivamente a economia e a vida de muitas famílias.

Inovação e troca de experiências

A loja colaborativa é um espaço de inovação, troca de experiências e crescimento para as empreendedoras da região. A unidade no Shopping Prado Boulevard vai receber 10 empreendedoras a cada quinzena. As expositoras são escolhidas por sorteio entre as que desejam ocupar os shoppings.

Essa é a terceira loja colaborativa do programa Mulheres Empreendedoras na cidade. A primeira foi inaugurada em 31 de março do ano passado no Pavimento 1 do Campinas Shopping, em frente ao restaurante Outback. A segunda iniciou suas atividades no Parque Dom Pedro no dia 6 de março deste ano.

Mulheres empreendedoras

O Programa Feira das Mulheres Empreendedoras dispõe de três segmentos de atividade: a Feira Mulheres Empreendedoras, realizada a cada dois meses; a Feira Mulheres Empreendedoras, descentralizada, que ocorre mensalmente em vários locais da cidade; e as lojas colaborativas. Desde maio deste ano, a praça Luiz Signorelli no bairro Botafogo passou a realizar, todas as sextas-feiras à noite, uma feira noturna das mulheres empreendedoras. As expositoras ocupam o espaço das 17h às 22h.

O Programa Feira da Mulher Empreendedora não se limita apenas às feiras, mas oferece uma vasta rede de apoio às associadas, incluindo parcerias para cursos e oportunidades de networking. O crescimento do programa é marcado por resultados financeiros positivos tanto nas feiras quanto nas lojas colaborativas.

A primeira edição da Feira da Mulher Empreendedora ocorreu nos dias 9 e 10 de março de 2022. Na primeira vez, a ação contava com 80 mulheres e agora tem duas mil integrantes. O estímulo ao empreendedorismo é fundamentado em capacitações técnicas, de modo a promover a sustentabilidade econômica das iniciativas.

Read Previous

Artigo: Registrar ou não registrar! Questão de identidade do negócio

Read Next

Sebrae-SP realiza Semana do MEI junto com o Feirão de Empregos em Campinas