“Operação Casa Limpa” encontrou produtos irregulares de várias marcas
Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, encontraram erros em 29% produtos de limpeza (12 dos 42) examinados em laboratório durante a “Operação Casa Limpa”, realizada em 16 de outubro.
Os exames foram feitos nos laboratórios do Ipem-SP em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, além da capital paulista.
Foram encontradas irregularidades em detergente, esponja, lava louça, palha de aço e saco para lixo.
Confira a tabela com as irregularidades. Acesse https://tinyurl.com/y448phsf
As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Orientação para o consumo
O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/Waw0P1.
Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Fonte: Ipem-SP / Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo