Jornal de Campinas

Mata Santa Genebra recebe público para visitas programadas

Passeio na Mata Santa Genebra é ótima opção de lazer

Guiar visitantes nas trilhas e espaços educativos é uma das funções dos voluntários selecionados

Visitantes recebem orientações ao chegar e fazem as trilhas sozinhos

  A Fundação José Pedro de Oliveira abre a opção de dois roteiros para os amantes da natureza. Os visitantes podem fazer a Caminhada para o Laguinho da Sanã ou a Trilha do Jatobá.  Devido ao período de pandemia, há cuidados e regras a serem seguidos. São oferecidas 30 vagas por dia, sendo 15 para o período da manhã e 15 para a tarde, por isso, será preciso fazer inscrição prévia pelo site www.fjposantagenebra.sp.gov.br, no menu “Inscrições e Eventos”, página “Piloto de visita autoguiada”.

   Os visitantes podem permanecer na área de preservação por duas horas. O roteiro pode ser definido na hora, havendo, inclusive, a possibilidade de fazer os dois roteiros no mesmo dia, desde que seja dentro do período estipulado.

   De acordo com o biólogo Cristiano Krespsky, ao chegar na Fundação, os visitantes terão a temperatura aferida, receberão informações sobre os roteiros e assistirão a um filme com dicas de como proceder. “Nas trilhas autoguiadas, os visitantes caminharão sozinhos ou com seus próprios grupos. Não haverá a presença dos monitores”, explicou.

Prevenção ao Covid-19

  Cada um deve levar sua própria garrafinha de água, que poderá ser reabastecida no bebedouro da sede da Fundação. Repelente, boné e roupas confortáveis também são recomendados.

   Durante o período de permanência na Mata, é obrigatório o uso de máscara. Além disso, os visitantes deverão manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre eles e higienizar as mãos com frequência. Também é importante respeitar a etiqueta respiratória e, ao tossir ou espirrar, cobrir o rosto com a parte interna do braço.

  Os inscritos que apresentarem sintomas da Covid-19 não devem realizar a atividade. Os organizadores também não recomendam que pessoas dos grupos de risco para coronavírus participem das visitas.

Roteiros

CAMINHADA PARA O LAGUINHO DA SANÃ

Extensão completa do roteiro: 1600 metros

Classificação: Leve

Duração aproximada do roteiro: 1h

O roteiro envolve uma caminhada agradável pela estrada que contorna a floresta.

O Laguinho da Sanã fica a 800 m da Sede e é um local propício para o avistamento de aves e contemplação da natureza. O local conta com uma pequena lagoa artificial e, nas épocas mais secas do ano, é possível ter acesso ao riacho

TRILHA DO JATOBÁ

Extensão da Trilha do Jatobá: 500 m

Extensão completa do roteiro: 900 m

Classificação: Leve

Duração aproximada do roteiro: 30 minutos

O roteiro envolve caminhada em trilha e pela estrada que contorna a floresta. Durante a caminhada, os visitantes poderão fazer paradas para contemplar o gigante Jatobá com quase 30 metros de altura.

Read Previous

Cemitérios de Campinas reabrem para o público neste sábado, 31 de outubro

Read Next

MRV abre vagas no setor de segurança do trabalho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *