Jornal de Campinas

Mercado de TI no Estado de São Paulo destaca para a valorização feminina

Ana Gabriela Marin, de 33 anos, descobriu a gravidez enquanto estava em transição de trabalhos/Divulgação

Iniciativa de empresa de TI promove programa de talentos para mulheres que desejam ingressar na área tech

Mulher ganha destaque no setor de TI_ divulgação

No mercado digital e da inteligência artificial, em um ambiente até então ocupado majoritariamente por homens, destaca-se a crescente valorização das mulheres nas empresas do ramo de tecnologia, enfatizando a importância da inclusão e buscando romper com a tradicional predominância masculina nos cargos de liderança.

No Estado de São Paulo, empresas de TI têm reconhecido a importância de aumentar a diversidade de gênero em suas equipes, não apenas por uma questão de equidade, mas também por reconhecerem os benefícios da diversidade de pensamento e experiências.

De acordo com a Perspectiva Global da ONU News (Organização Mundial da Saúde – Notícias), divulgada no último mês, a presença feminina atualmente representa menos de um terço da força de trabalho global nos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês). Este desequilíbrio de gênero não apenas reflete uma realidade presente, mas também demonstra o potencial econômico desperdiçado: estima-se que, se houvesse maior participação feminina nesses setores, a tecnologia poderia gerar um faturamento adicional de até US$ 1 trilhão em países de baixa e média renda, segundo a ONU News.

Nesse contexto, iniciativas que promovem a contratação e desenvolvimento de talentos femininos para cargos variados e de liderança têm se destacado como estratégias essenciais para impulsionar a diversidade e a inovação no ambiente corporativo.

Maria Gabriela Alves é CMO (Chief Marketing Officer – Diretora de Marketing) da empresa do segmento de tecnologia Performa_IT – especialista em desenvolvimento de soluções em estratégia digital, engenharia de software, e Inteligência Artificial – situada na cidade de Campinas – interior de São Paulo, e a busca pela equidade de gênero e a representatividade feminina na empresa são valores essenciais, destacando-se ao priorizar a inclusão de mulheres em programas de novos talentos:

“O nosso programa de talentos, chamado Programa FORMA, é uma iniciativa crucial para mulheres que querem ingressar na área tech, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e capacitação para fortalecer a diversidade. Neste ano de 2024, o programa visa a força feminina O impacto esperado vai muito além dos muros da companhia, visando inspirar mudanças positivas e promover a equidade de gênero no setor de tecnologia, tendo em vista que o cenário de tecnologia atual é em sua maioria masculino. Então, a barreira aqui já foi quebrada quando encontramos a empresa de braços abertos desde a nossa contratação, porque a partir dali, nunca nos faltou espaço para crescer”, comenta a CMO da Performa_IT.

 

Maria Gabriela Alves ingressou no cargo de Designer na empresa e hoje é CMO (Chief Marketing Officer – Diretora de Marketing)

 

Performa_IT: Programa FORMA 2024 – impulsionando a força feminina na tecnologia 

Na vanguarda da inclusão e diversidade nas empresas de tecnologia, o Estado de São Paulo se destaca como um dos polos de inovação que promovem oportunidades para mulheres no setor de TI. Movimentos como Mulheres na TI, inspiram mulheres através de ações, desmitificando a TI para o público feminino. Iniciativas como as Fatecs de SP e programas como Asas para o Futuro têm contribuído para a inserção de mais mulheres na área, fortalecendo a participação feminina e impulsionando a inclusão no mercado de trabalho.

 

Nesse cenário dinâmico da tecnologia, o Programa FORMA 2024 da Performa_IT é um exemplo inspirador de como a diversidade e a inclusão estão no foco de suas operações. De acordo com a Gerente de Gente & Gestão da empresa, Talía Couto, o programa de novos talentos cria oportunidades para mulheres avançarem não só dentro da empresa, como no universo tecnológico.

 

“Através do Programa FORMA de novos talentos, oferecemos oportunidades para as mulheres, tradicionalmente sub-representadas no setor de tecnologia, assim como uma trilha de desenvolvimento diferenciada.

Talía Couto – Gerente de Gente & Gestão da Performa_IT
 

Um dos aspectos desse programa é sua integração com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa. Maria Gabriela Alves, CMO da Performa_IT, comenta que ao priorizar a equidade de gênero, o Programa FORMA 2024 contribui significativamente para fortalecer o pilar social da empresa, demonstrando um compromisso genuíno com a responsabilidade corporativa:

“A responsabilidade social e a sustentabilidade são fundamentais para a Performa_IT. A inclusão das mulheres desempenha um papel central nesse contexto, contribuindo para um ambiente ético, justo e socialmente responsável.”

 

Trilha de Desenvolvimento: diversidade e inclusão

Com o objetivo de preparar e capacitar mulheres para o mercado de tecnologia em expansão, o Programa FORMA 2024 da Performa_IT oferece formação, qualificação e mentoria personalizada. Talía, Gerente de Gente & Gestão da Performa_IT, destaca o compromisso da empresa com a diversidade e a igualdade:

“Nosso programa busca viabilizar a entrada e o crescimento profissional de mulheres em áreas de alta demanda, promovendo habilidades relevantes e contribuindo para a redução da desigualdade de gênero.”

A trilha de desenvolvimento do Programa FORMA 2024 é personalizada para atender às necessidades das participantes, com mentoria dedicada e suporte prático. Talía explica:

 

Maternidade e trabalho: valorização da liderança feminina na tecnologia

Para muitas mulheres, a situação atual de vida pode representar um obstáculo para acessar oportunidades de emprego. Seja devido a questões de transição de carreira, idade, maternidade, gestação, a busca por um lugar no mercado de trabalho pode ser desafiadora. Diante desse panorama, o papel social de empresas e organizações torna-se fundamental para impulsionar a inclusão dessas mulheres e não esperar somente por ações do governo.

 

Ana Gabriela Marin, de 33 anos, com experiência em marketing e vendas, descobriu a gravidez enquanto estava em transição de trabalhos – negociou a saída na empresa onde estava e iniciou as entrevistas. Ana havia recebido uma carta proposta – um documento utilizado pelos Recursos Humanos de uma empresa para oferecer uma oportunidade profissional a um candidato – mas teve a oportunidade retirada porque contou da gravidez para a então CEO da empresa, antes de aceitar a proposta.

Felizmente a trajetória profissional de Ana Gabriela não foi impedida por essa interrupção momentânea, ela continuou em busca de novas oportunidades no mercado de tecnologia, e é uma das mais novas integrantes da empresa Performa_IT, em um cargo de liderança – CSO (Chief Sales Officer – Diretora de Vendas), e foi contratada enquanto gestante de 4 meses. Ana compartilhou suas experiências e expectativas ao ingressar nesse novo capítulo de sua carreira e maternidade.

Ao ser questionada sobre como se sentiu ao conquistar um cargo de liderança estando grávida, Ana Gabriela expressa: “Me senti vista e respeitada – e também um pouco surpresa”. Ela destaca a importância do reconhecimento de suas habilidades e competências, independente de sua gestação, e ressalta o valor de sua contratação como um marco significativo na representatividade feminina na liderança do setor de tecnologia:

“Durante o processo de contratação, quando contei da minha gravidez, a receptividade do gestor da empresa foi como deveria ser: respeitosa e humana. O CEO me disse: ‘Ana, isso não muda nada. Estamos te contratando por sua competência, aliás, muda que você será uma excelente mãe’, relembra Ana das palavras. Ela também destaca o apoio e a visão inclusiva da empresa diante de sua maternidade, trazendo leveza e encorajamento a esse novo capítulo de sua jornada profissional.

Ela enfatiza a importância da flexibilidade e do apoio da empresa para conciliar suas responsabilidades profissionais e pessoais com a maternidade:

“É muito impactante fazer parte de uma empresa que traz um novo olhar sobre a maternidade, sobre a mulher na liderança, em um ambiente predominantemente masculino como o da tecnologia. A minha expectativa é entregar o meu melhor, sabendo que o meu melhor pode variar – e está tudo bem. Trabalhar remoto permite maior flexibilidade também, além da rede de apoio da família. Me sinto muito grata por isso, pois sei que contribuirá demais para acompanhar o crescimento do bebê que está por vir.”

A história de Ana Gabriela na Performa_IT é um testemunho da importância da valorização da liderança feminina e da inclusão de mulheres, gestantes e mães no ambiente de trabalho, especialmente no setor desafiador da tecnologia.

Ao reconhecer as barreiras enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho, é fundamental que empresas e organizações atuem de forma proativa para criar ambientes acolhedores, que valorizem a diversidade e promovam oportunidades.

A Performa_IT pretende inspirar outras empresas de tecnologia a adotarem práticas semelhantes, conforme destaca a CMO Maria Gabriela:

“Compartilharemos nossas experiências e resultados positivos com o Programa FORMA 2024, visando impulsionar a inclusão das mulheres e promover um ambiente de trabalho mais diversificado para o benefício de toda a indústria tecnológica. Existem muitos tabus que ainda precisam ser quebrados em diversas frentes. A empresa reconhece que a diversidade é uma força motriz para a inovação e a excelência, e o Programa FORMA 2024 é um reflexo concreto desse compromisso. O nosso objetivo é sermos palco e catalisadores para essas mulheres e pessoas incríveis cujo lugar de fala tem muito a ensinar. O futuro da tecnologia é diverso – e a Performa_IT está à frente desse movimento.”

Para mais informações sobre a Performa_IT, acesse:

Site: www.performait.com

Linkedin: www.linkedin.com/company/performait

Instagram: www.instagram.com/performaitsolutions

Youtube: https://www.youtube.com/@performa_it

 

 

Read Previous

Doações de Campinas seguem para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Read Next

Coca-Cola FEMSA Brasil prorroga inscrições na região de Campinas para contratar e capacitar pessoas com deficiência