Jornal de Campinas

Prefeito de Hortolândia Ângelo Perugini morre vítima de Covid-19

O Consórcio PCJ comunica o falecimento do prefeito de Hortolândia (SP) e ex-presidente da entidade, Ângelo Perugini, na manhã dessa quinta-feira, dia primeiro de abril, devido a complicações da Covid-19. Perugini presidiu o Consórcio por dois mandatos, entre os anos de 2009 e 2012, cada mandato na entidade tem duração de 2 anos. Ele estava internado há 59 dias, num hospital em São Paulo (SP).
Os mandatos de Perugini à frente do Consórcio PCJ foram marcados por importantes passos no aprimoramento da gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ. Ele coordenou, entre 2010 e 2011, a transição da Agência de Água PCJ, então gerida pelo Consórcio, para a Fundação Agência das Bacias PCJ, que ficara responsável pela gestão dos recursos captados pela cobrança pelo uso da água. No ano seguinte liderou a região para a criação da primeira agência de regulação regional de Saneamento, a ARES-PCJ, nascida de dentro dos anseios da diretoria do Consórcio PCJ por um ente de regulação que atendesse às demandas das Bacias PCJ. Em 2011 e 2012, ele iniciou os debates sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, importante manancial para as regiões do Alto Tietê, onde está a capital São Paulo, e o PCJ, com a realização de diversos Talk-shows sobre o tema, envolvendo a comunidade e os usuários de água. Perugini liderou o Consórcio PCJ em ações de troca de experiências internacionais, com participações marcantes na Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), acordos de cooperação com Agências Francesas de Água e a participação da entidade no 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, em 2012. Nesse mesmo ano, Perugini acompanhou o Consórcio nos debates da Rio+20, tendo participado de painéis e workshops na ocasião, promovendo os avanços de gestão de recursos hídricos das Bacias PCJ.
Ainda não foram liberadas informações sobre o velório e enterro, que deve ocorrer em sua cidade natal, Jacutinga, no sul de Minas Gerais, porém, a despedida deverá ser reservada apenas a familiares, devido às restrições de circulação de pessoas impostas pela pandemia do coronavírus.
Toda a Diretoria e equipe da secretaria executiva do Consórcio PCJ está consternada e profundamente triste com a notícia. Perdemos mais um “maluco pela água” para essa terrível doença que assola nosso país. Mas, ficaremos com os ensinamentos e a força dos discursos de Perugini em defesa da água e do meio ambiente, que servirão de inspiração para quem fica na luta pela garantia hídrica das Bacias PCJ. Os nossos sinceros pêsames à família Perugini, aos colaboradores da Prefeitura de Hortolândia e a todos os munícipes por essa lamentável perda e fazemos votos de superação desse momento tão difícil.

Read Previous

Confira dicas para deixar as unhas fortes e estimular o crescimento

Read Next

Relacionamento tóxico, como identificar os sinais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *