Jornal de Campinas

Sesc Campinas promove encontros para discutir cuidado de idosos

Sesc Campinas promove série de encontros para discutir a relevância do cuidado de idosos

O projeto visa mostrar ainda que educação e cultura são indispensáveis para o exercício da atividade e que é necessário também acolher aqueles que acolhem

Com o intuito de ampliar cada vez mais o debate sobre os cuidados a serem dispensados à população idosa brasileira, o Sesc Campinas promove, a partir do próximo dia 13/10, o projeto “Janelas para o Cuidado: O que Precisamos Saber sobre o Cuidar?”. Este evendo no Sesc Campinas que conta com a mediação da jornalista, mestre em Gerontologia pela Unicamp e pesquisadora do envelhecimento, Marta Fontenele.

Três encontros

Em três encontros, serão apresentados diversos assuntos pertinentes ao tema em questão. O primeiro deles trata da necessidade do acolhimento aos cuidadores (dia 13/10, quarta, às 14h30 – Grátis – 16 anos – transmissão via Zoom, através do link inserido abaixo no serviço referente ao evento “Solidariedade e Rede Cuidadoras”). Na sequência, a discussão acontece em torno da importância da existência do cuidador familiar (dia 20/10, quarta, às 14h30 – Grátis – 16 anos – transmissão via Zoom, através do link inserido abaixo no serviço referente ao evento “O Cuidador Familiar”) e, por fim, os participantes procurarão responder a seguinte pergunta: como a ampliação da rede de cuidadores pode beneficiar tanto aqueles que são auxiliados, quanto aqueles que auxiliam (dia 27/10, quarta, às 14h30 – Grátis – 16 anos – transmissão via Zoom, através do link inserido abaixo no serviço referente ao evento “A Visão do Médico ante à Necessidade de Orientar para Ações Preventivas da Saúde do Cuidador de Idosos”).

Leia também: Evento vai comemorar o Dia do Fisioterapeuta

É importante ressaltar que os eventos têm lugar em pleno mês em que comemoramos o Dia Internacional do Idoso (1º/10), instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

Você gostou? Então procure participar destas e de muitas outras atividades on-line promovidas pelo Sesc Campinas ao longo deste mês de outubro. Esperamos por você!!!

SERVIÇO

DIA 13/10 | quarta

Idosos :: SOLIDARIEDADE E REDE CUIDADORAS

Com a pesquisadora, mestre em Gerontologia, ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) e coordenadora da Pastoral do Idoso em Campinas, Lúcia Secoti. Olhar a nossa volta com olhos de solidariedade é abrir janelas para apoiar aqueles que cuidam ou se preparam para cuidar. A rede de apoio ao cuidador pode começar ou se fortalecer com pequenas ações em nossa comunidade. Acolher aqueles que cuidam é também um ato de cuidado.

Dia 13/10, quarta, às 14h30.

Grátis. 16 anos.

Para participar, basta acessar o Zoom através do link abaixo.

https://us02web.zoom.us/j/89540968628

DIA 20/10 | quarta

Idosos :: O CUIDADOR FAMILIAR

Com a profissional de saúde, filha cuidadora/farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integradora científica da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) Esperança, coordenadora da Câmara Técnica de Farmácia da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa (SBEC) e professora de Farmacologia da pós-graduação em Cannabis Medicinal da Unyleya, Kaeliny Costa. Quando cuidamos, seguimos uma trilha que não é reta. Cabe ajustes, pactos e a disposição permanente em refazer, desenhar e alinhavar novos pontos do caminho desta escolha.

Dia 20/10, quarta, às 14h30.

Grátis. 16 anos.

Para participar, basta acessar o Zoom através do link abaixo.

https://us02web.zoom.us/j/89540968628

DIA 27/10 | quarta

Idosos :: A VISÃO DO MÉDICO ANTE A NECESSIDADE DE ORIENTAR PARA AÇÕES PREVENTIVAS DA SAÚDE DO CUIDADOR DE IDOSOS

Com Thiago Habib, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em 2016, e clínico geral com larga experiência em acolhimento de famílias cuidadoras. Cuidar de quem cuida é uma prioridade no Brasil que atingiu a longevidade. Esse olhar pede a ação de uma rede expandida de cuidados, sensível e responsável com a saúde física e mental do cuidador.

Dia 27/10, quarta, às 14h30.

Grátis. 16 anos.

Para participar, basta acessar o Zoom através do link abaixo.

https://us02web.zoom.us/j/89540968628

Read Previous

Casa de Bolos lança Bolo Piscina de Cenoura com creme de Avelã

Read Next

Tendências que moldam a alimentação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *