Jornal de Campinas

Ocupe.Arte: Conexões adota programação online devido à quarentena

A mostra cultural foi criada com o objetivo de difundir a identidade cultural da RMC

O projeto de incentivo à cultura da RMC (Região Metropolitana de Campinas) Ocupe.Arte: Conexões transpôs suas atividades, que  aconteceriam no mês de abril, ao meio virtual, devido à pandemia do Coronavírus. A exposição física será remarcada para uma data posterior à quarentena.

O Ocupe.Arte: Conexões é uma mostra de artes que tem como propósito revolucionar o consumo de cultura no interior ao mesmo tempo que resgata nomes históricos da região por meio de métodos criativos e modernos. O evento é organizado pela Ocupe.Arte, projeto independente de Valinhos. 

A iniciativa, que originalmente contaria com três exposições de arte nas cidades de Valinhos e Vinhedo, com uma série de dinâmicas realizadas durante a semana, como oficinas, visitas fotográficas e debates, devido ao surto da Covid-19 foi adaptada para atividades online para preencher a demanda de cultura da população na quarentena, que não pode visitar e frequentar museus, cinemas, concertos e exposições. 

“A importância de manter o Ocupe.Arte online é a população ter na cultura aliados para enfrentar essa maré de notícias ruins. É uma maneira de romper o pessimismo que tem dominado o debate nacional nas últimas semanas”, reforça Tomás Cajueiro, co-criador do projeto. 

Uma biblioteca virtual, com livros de arte e cultura gratuitos, está no ar no link www.ocupearte.com.br/biblioteca. Estão no catálogo as obras “Guia do Artista Visual”, de Cristina Tejo, e “Arte e Ruptura”, de Pedro Sussekind, entre outros. Em breve entrará também no site a série “Conversas”, um bate-papo com 15 artistas e empreendedores que foi produzido em 2019, além de vídeos-poemas de Má Ambar.  

Desde a quarta-feira (25), lives no Facebook da Ocupe.Arte são realizadas duas vezes por semana com artistas, professores, curadores e outros profissionais da cultura que discorrem sobre o mundo da cultura e seu trabalho. No domingo (29) às 16h, o co-criador do projeto, Tomás Cajueiro, fala sobre sua experiência profissional como fotógrafo e produtor cultural, além de comentar sobre sua vida na Itália, onde hoje ele reside, e como o Coronavírus impactou seu trabalho. Já na quarta feira, 01/04 às 19h, o curador e professor Andrés Inocente Martín Hernández, fare um bate papo sobre os desafios e possibilidades da produção de arte em realidades do interior do estado.

A série #euartista, que consiste em vídeos de cerca de 05 minutos nos quais artistas apresentam seus trabalhos que fazem parte do projeto, entrará no ar ao longo da próxima semana. Neles, os artistas da mostra falam sobre seus trabalhos expostos, suas inspirações e sonhos. Serão lançados dois por semana. O espetáculo deve continuar, e a demanda por cultura em épocas de crise não deve ser subestimada. 

Read Previous

Covid-19: ministro Marcos Pontes fala sobre pesquisas brasileiras

Read Next

Campinas inicia 2ª etapa da vacinação contra gripe nesta quinta-feira, 16

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *