Jornal de Campinas

Rua Viva fechará Francisco Glicério e Campos Sales

Além de fechar a Glicério, a ação Rua Viva interditará a Avenida Campos Sales e terá atividades em três praças do centroA Prefeitura de Campinas realiza neste domingo, dia 19 de dezembro, a ação “Rua Viva”, intervenção que abrirá as avenidas Francisco Glicério e Campos Sales para a população com atividades gratuitas de Cultura, Gastronomia, Esportes e Lazer. As vias ficarão fechadas para a circulação de veículos, das 9h às 15h, e abertas à comunidade pedestre. O objetivo é valorizar a área central por meio do convívio das pessoas e fortalecer o comércio.  

A Avenida Glicério será fechada entre o Largo do Rosário e Rua Ferreira Penteado; a Campos Sales, a partir do cruzamento com a José Paulino. Em frente à Catedral Metropolitana, na Praça José Bonifácio, haverá a presença do Papai Noel e as crianças poderão se divertir na área kids com brinquedos.  

O projeto Rua Viva envolve a participação de várias secretarias e entidades: Cultura e Turismo; Transportes/Emdec; Desenvolvimento Econômico; Esportes e Lazer; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Setec; Acic e Sindilojas. Conta com parceiros: Associação dos Feirantes Noturnos de Campinas (Afen); V8 & Cia Clube de Carros Antigos; e 501st Legion Death Star Garrison, Coral da Uniodonto; entre outros. 

Leia também: Células-tronco são capazes de tratar lesões no joelho e evitar cirurgias, aponta estudo

 “O objetivo é valorizar a área central, transformando-a em um grande boulevard e uma área de cultura e lazer que privilegia o convívio. Além de beneficiar e fortalecer o comércio local, que ficará aberto neste dia”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.  

AtraçõesNa Avenida Glicério 9h às 10h30 – aula de ritmos 10h às 12h – recreação, frescobol, bets e mini futebol 10h às 11h30 – badminton 10h às 16h – festival de skate 11h – cães da guarda municipal 14h – apresentação de kung fu  

No Largo do Rosário 9h às 10h30 – professores de dança farão apresentações com aula de ritmo 11h30 às 12h30 – Coral Uniodonto O Corpo de Bombeiros participa com a exposição de viaturas 

A Emdec também participa com a apresentação do mini circuito de trânsito, que ensina edução na direção para motoristas e como se comportar no tráfego das ruas da cidade para os pedestres.  Uma das atrações principais será a participação do 501st Legion Death Star Garrison.

Trata-se de uma das guarnições do grupo 501st Legion no Brasil, um fã clube mundial, que conta com mais de 15.100 membros em 65 países. O objetivo é celebrar os filmes Star Wars pelo uso dos trajes das personagens da saga.  Na Avenida Campos Sales 10h – apresentações de skate e manobras. E participação do V8 & Cia, com exposição de carros antigos, durante todo o período do evento.  

Museu da Imagem e do Som (MIS) 

9h às 15h – aberto para visitantes. Haverá monitoria. A exposição “Viva Terceira Idade Ativa”, do Projeto Gente Nova – Progen Vila Bela e apresentação de vídeo. Endereço: Rua Regente Feijó, n º 859, no Centro.  

Natal Sem Fome  

A organização do evento sugere a doação de 1 quilo de um alimento não perecível para a campanha “Natal Sem Fome”, organizada pela Prefeitura de Campinas para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social.   A arrecadação será encaminhada para distribuição para famílias cadastradas nos programas de assistência social da Prefeitura.  

Operação de Trânsito  

A Emdec fará uma operação especial de trânsito e transporte (veja matéria sobre o esquema de fechamento e desvio do tráfego de veículos no portal de notícias da Prefeitura de Campinas, acessível em https://novo.campinas.sp.gov.br/noticia/42922). No domingo, estará fechado o trecho entre a rua Benjamin Constant até a rua Ferreira Penteado. Outras informações sobre as mudanças podem ser conferidas também no site da Emdec.  

Praças de alimentação 

 A Associação dos Feirantes Noturnos (Afen) e a Setec participarão do evento com as bancas de produtos alimentícios de feira em três praças de alimentação que serão instaladas na Glicério e em frente ao Fórum. Haverá música ao vivo.  

Outra atração será a Casa do Papai Noel, na Praça José Bonifácio, onde o bom velhinho receberá as cartinhas.

Read Previous

1ª Copa Ouro de Futebol Amador de Campinas tem Bartira’s FC como campeão

Read Next

Saúde prorroga até 7 de janeiro vacinação contra covid-19 sem agendamento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *