Jornal de Campinas

Sinfônica de Campinas inicia série de concertos didáticos para alunos da rede municipal

A Sinfônica de Campinas dá início à série de concertos didáticos, intitulada “Dominó Sinfônico”, na próxima semana, com apresentações nos dias 11, 12, 14, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, sempre às 9h, no Teatro Castro Mendes.

A série, feita sob medida para que crianças e adolescentes deem seus primeiros passos na música orquestral, é uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Educação. Nesta edição, perto de cinco mil crianças e adolescentes do ensino fundamental 1 e 2, da rede municipal, serão os exigentes ouvintes.


De maneira lúdica, o programa proporciona acesso aos novos timbres e sons produzidos por uma orquestra. É uma forma de conhecerem outros estilos e formas musicais e desenvolverem novas sensações diante de um repertório vibrante.


O premiado clown e titeriteiro Valdo Matos será o ator convidado para interpretar e interagir com a plateia. “Dominó Sinfônico” estará sob a batuta do maestro Igor L. Maia, um dos mais mais festejados da atualidade, com atuações nas orquestras de diversos países, como Alemanha, Brasil, Espanha, Holanda e Grã-Bretanha.


Divididos em naipes, os integrantes da Sinfônica executarão peças de W. A. Mozart, Johann Strauss e Carlos Gomes, que destacam o colorido e a versatilidade das cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).


Os representantes da família das madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote) desvendam o universo peculiar e imagético em composições de Joachim Raff e Scott Joplin. Para completar a aventura musical, os metais (trompa, trompete, trombone, tuba) chegam com todo fôlego para executar a delicadeza e os efeitos especiais em arranjos especialmente criados pelo trompista Isac Emerick.


Durante as apresentações, o maestro e os músicos vão interagir com a plateia falando sobre as obras, autores e instrumentos musicais que fazem parte de uma orquestra.

Read Previous

Campinas recebe Turnê Beethoven Paulista da Orquestra Sinfônica do Estado

Read Next

Primeira Mesa amplia presença em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *