O isolamento social trouxe mudanças significativas no comportamento do consumidor. O delivery já vinha crescendo, mas ganhou ainda mais destaque na relação de consumo de produtos e serviços, entrando na mira dos empreendedores e investidores. A procura por serviços de beleza, estética e bem-estar em domicílio também vem se configurando como tendência e tornando-se um negócio promissor para plataformas digitais que investiram no segmento.
Uma das startups lançadas em meio à pandemia de Covid-19 e que vem seguindo a tendência do mercado, a MyCare trouxe um sistema de parceria que conecta profissionais da beleza aos clientes que optam pela comodidade do serviço em casa. Cadastrados no aplicativo, os especialistas em cabelos, maquiagem, depilação, massagem, manicure e pedicure se destacam pela alta qualificação. “Este fato representa um diferencial importante na prestação de serviço, fidelizando cada vez mais usuários. Sem contar que o profissional vai se tornando cada mais independente dos salões, financeiramente”, afirma Nicholas Santos, CEO Fundador da MyCare.
Como medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, salões de beleza permaneceram fechados durante a fase vermelha da quarentena. “Nesse período, o usuário que recebeu os serviços pelo app constatou que é possível transferir a tarde de beleza para casa, com todos os protocolos de higiene e segurança”, diz Lucas Nini, diretor de Marketing da MyCare.
O modelo de negócio desenvolvido é direcionado a um perfil cada vez mais diversificado de clientes, o que amplia as possibilidades de incremento de serviços e novos mercados desejados por investidores. “Os estudos que fizemos para desenvolver a plataforma já indicavam a tendência de mercado neste segmento muito antes da pandemia, pelo comportamento de consumo das pessoas e pelo potencial de novos mercados que a plataforma pode proporcionar. Mas o isolamento social acelerou o processo e fez com que o serviço por delivery tivesse uma ampla aceitação”, observa Lucas Nini.
Como funciona
A MyCare, acessível para iOS e Android, é muito simples de usar. Após baixar gratuitamente o aplicativo no smartphone, o usuário cadastra seus dados pessoais e o local onde os serviços de beleza, estética e bem-estar serão prestados. A partir daí, basta selecionar o serviço desejado e indicar data e horário mais adequados para o atendimento individualizado. A MyCare, então, disponibiliza vários especialistas à escolha do consumidor.
Para profissionais da beleza, a inscrição é feita exclusivamente no site. É necessário enviar documentos para maior segurança e veracidade do cadastro. Os selecionados participam de workshops em excelência de atendimento e trabalham com a MyCare em sistema de parceria.
O preço de cada serviço é discriminado na plataforma. Como medida de segurança para o consumidor e os profissionais, todos os pagamentos são realizados pelo app por meio de cartão de crédito. Da mesma forma que nos aplicativos de transporte e de delivery, o especialista é avaliado pelo cliente. Essa avaliação, que considera qualidade de serviço, higiene e segurança, fica visível a outros usuários da MyCare.
“A MyCare revoluciona a relação nos atendimentos de estética, beleza e bem-estar”, afirma Nicholas Santos. “Nossa proposta é oferecer serviços de qualidade, com comodidade e segurança para o usuário, ao mesmo tempo em que o aplicativo vai continuar a gerar trabalho e renda para os especialistas da beleza, mesmo na pós-pandemia”, completa o CEO.