Thiago Brava investe em rede de pubs com filial em Campinas


Thiago Brava, autor do hit “Dona Maria” anunciou recentemente sua participação como novo sócio e codiretor de
expansão do Folks Pub, casa noturna de música sertaneja e clima rústico localizada no Cambuí
Há duas semanas, o cantor e compositor de sertanejo universitário Thiago Brava causou
rebuliço nas redes sociais ao pedir dinheiro emprestado ao seu amigo Gusttavo Lima. Apesar do tom
de brincadeira, muita gente levou o assunto a sério, acreditando que o artista estaria mesmo
enfrentando problemas financeiros.
A prova de que tudo não havia passado de uma piada não demorou a aparecer. Há alguns
dias, Thiago Brava foi anunciado como novo sócio e codiretor de expansão do Folks Pub – rede de
franquias de bares voltado ao público sertanejo, com filial no bairro do Cambuí, em Campinas.
Autor do hit “Dona Maria”, Thiago de Morais Ramos – nome de batismo – é um relevante
influenciador digital, com 2,1 milhões de seguidores no Instagram, outros 2,1 milhões no YouTube,
2,6 milhões de fãs no Facebook e 152 mil no Twitter. Só no primeiro dia após o anúncio da sociedade
com o cantor, mais de 300 investidores procuraram a rede com interesse de abrir novas unidades do
pub no País.

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Quadro de sócios


O ingresso de Thiago Brava no quadro de sócios do Folks Pub segue uma trilha adotada
recentemente por outras marcas, que passaram a contar com celebridades atuando não apenas
como garotos-propaganda, mas de alguma forma envolvendo-se na criação de estratégias e na
gestão das marcas. O caso que ganhou maior destaque foi o da cantora Anitta, por exemplo, que
chegou ao conselho de administração do Nubank.
Mas não é o único. Outras famosas que conquistaram postos corporativos foram as atrizes
Marina Ruy Barbosa (codiretora de coleções de joias da Vivara) e Taís Araújo (embaixadora do BV,
ex-Banco Votorantim), a cantora Iza (diretora criativa da marca de calçados esportivos Olympikus) e a
ex-BBB Manu Gavassi (chefe de conteúdo da Tanqueray).
Ambiente rústico une elegância e animação
Fundado em junho de 2014, na cidade de Londrina (PR), um dos berços do chamado
sertanejo universitário, o Folks Pub conta hoje com unidades em Londrina, Sorocaba, Campinas e São
Paulo. Os fundadores são três jovens empreendedores, que planejavam desenvolver uma
experiência única e divertida para os fãs do gênero sertanejo.
A proposta é unir a elegância das public houses britânicas com a energia das baladas
brasileiras. O modelo baseia-se em casas pequenas e intimistas, que recebem como atrações
cantores promissores. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada, oferece um cardápio
de cervejas, drinques personalizados e petiscos.
O interior, decorado com referência aos clássicos filmes de velho oeste e os móveis e objetos
em madeira alinhados ao palco próximo ao público, formam o clima acolhedor e intimista. Os drinks
originais, a música ao vivo e o ambiente propício a interações sociais, atraem adultos, jovens e
universitários que buscam se divertir com os amigos ao som de um dos ritmos mais populares no
Brasil.
Franquia oferece dois modelos de negócios
A expansão por meio do franchising se iniciou cerca de um ano antes da pandemia, mas
acabou protelada exatamente em razão da crise sanitária e da necessidade de afastamento social.
Mesmo assim, duas franquias foram vendidas no período, mas acabaram não abrindo por conta das
restrições sanitárias. Agora, o Folks Pub fará a inauguração dessas duas unidades nos próximos
meses, em Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO).
O pub na capital goiana, aliás, tem como sócio o próprio cantor Thiago Brava. “Estamos
retomando a expansão e muito animados com as perspectivas”, afirma Pedro Elero, sócio e CEO da
marca. “Acreditamos que exista uma demanda represada depois do período de isolamento causado
pela covid.”
A meta da empresa é abrir mais sete unidades nos próximos 12 meses e, em até 10 anos,
alcançar 100 franquias, que vão gerar 13 mil empregos. As principais praças-alvo para a expansão são
Santa Catarina (Balneário Camboriú e Florianópolis), Minas Gerais (Uberaba, Uberlândia e Belo
Horizonte), Paraná ( Maringá e Curitiba, São Paulo (Bauru e Piracicaba) e Brasília.
Segundo Pedro, o perfil dos franqueados é formado por jovens entre 30 e 40 anos, que de
alguma forma atuam ou estão inseridos no mercado de entretenimento – os primeiros franqueados
eram frequentadores do pub –, pessoas com perfil comercial, administrativo e operacional. O ideal,
explica, é que o franqueado tenha alguma dessas características e contrate alguém complementá-lo
na execução das outras funções.
A franquia oferece dois modelos de negócios: o Premium, para cidades acima de 300 mil
habitantes, com investimento aproximado de R$ 1 milhão; e o Container, para cidades com até 300
mil habitantes, com custo aproximado de R$ 700 mil. No caso deste último, a vantagem é que o
franqueado pode mudar de ponto sem perder o investimento na adequação do imóvel.
Saiba mais
Folks Container
Projeto itinerante em container para cidades com até 300 mil habitantes
Taxa de franquia: R$ 70 mil
Investimento mínimo: R$ 530 mil
Investimento máximo: R$ 790 mil
Royalties: 7%
Fundo de propaganda: 2%
Lucratividade: 15% a 30%
Payback: 16 a 22 meses
Folks Pub Premium
Projeto para cidades acima de 300 mil habitantes
Taxa de franquia: R$ 70 mil
Investimento mínimo: R$ 600 mil
Investimento máximo: R$ 1,02 milhão
Royalties: 7%
Fundo de propaganda: 2%
Lucratividade: 10% a 30%
Payback: 14 a 28 meses

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