Urbanista doa postais com imagens antigas de Itu ao Museu Republicano

Mais de 50 postais de imagens antigas de Itu são doados ao Museu Republicano “Convenção de Itu” pelo arquiteto e urbanista André Luís de Lima. Ele conta que a coleção começou em 2011 quando passou a pesquisar fotografias antigas da cidade para a dissertação do seu mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), defendida em 2014 e intitulada “Imagens da Cidade – A evolução urbana de Itu através da fotografia”. Devido à pandemia, o museu pode ser visitado virtualmente por meio do link: http://vila360.com.br/tour/mrciusp.html .

Para ele, tornar sua coleção pública oferece importantes oportunidades. “O material original é sempre a fonte principal de pesquisa, e se ele estiver acessível, tanto melhor para o desenvolvimento de novos estudos. Os cartões, para além de seu conteúdo iconográfico e histórico, também são objetos a serem analisados. E se há um local que possa aglutinar esse material histórico sobre a cidade, esse lugar é o Museu Republicano”, afirma Lima.

Compras pela internet

Todos os postais que compõem a coleção foram comprados pela internet, de acordo com Lima. “Alguns foram adquiridos de vendedores do Brasil e vários deles de vendedores estrangeiros, principalmente da Europa”, relata. “Era uma maneira de ter maior contato com os objetos, ampliar o conhecimento sobre este universo e ainda poder obter imagens em alta resolução”, justifica o colecionador, que trabalha na Superintendência do Espaço Físico da USP.

As novas imagens se somarão a outras que já fazem parte do acervo da instituição. De acordo a administração do Museu Republicano, a doação deve ser oficializada em fevereiro, mês de aniversário da cidade.

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi neste local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Fechado para o público desde o final de março devido à pandemia, o público pode visitá-lo virtualmente e conferir as exposições em cartaz por meio deste link: http://vila360.com.br/tour/mrciusp.html .

Read Previous

Valor do IPVA 2021 está disponível para consulta a partir desta terça-feira, 22/12

Read Next

Pets precisam de cuidados redobrados no verão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *