Jornal de Campinas

Urbanista doa postais com imagens antigas de Itu ao Museu Republicano

Mais de 50 postais de imagens antigas de Itu são doados ao Museu Republicano “Convenção de Itu” pelo arquiteto e urbanista André Luís de Lima. Ele conta que a coleção começou em 2011 quando passou a pesquisar fotografias antigas da cidade para a dissertação do seu mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), defendida em 2014 e intitulada “Imagens da Cidade – A evolução urbana de Itu através da fotografia”. Devido à pandemia, o museu pode ser visitado virtualmente por meio do link: http://vila360.com.br/tour/mrciusp.html .

Para ele, tornar sua coleção pública oferece importantes oportunidades. “O material original é sempre a fonte principal de pesquisa, e se ele estiver acessível, tanto melhor para o desenvolvimento de novos estudos. Os cartões, para além de seu conteúdo iconográfico e histórico, também são objetos a serem analisados. E se há um local que possa aglutinar esse material histórico sobre a cidade, esse lugar é o Museu Republicano”, afirma Lima.

Compras pela internet

Todos os postais que compõem a coleção foram comprados pela internet, de acordo com Lima. “Alguns foram adquiridos de vendedores do Brasil e vários deles de vendedores estrangeiros, principalmente da Europa”, relata. “Era uma maneira de ter maior contato com os objetos, ampliar o conhecimento sobre este universo e ainda poder obter imagens em alta resolução”, justifica o colecionador, que trabalha na Superintendência do Espaço Físico da USP.

As novas imagens se somarão a outras que já fazem parte do acervo da instituição. De acordo a administração do Museu Republicano, a doação deve ser oficializada em fevereiro, mês de aniversário da cidade.

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi neste local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Fechado para o público desde o final de março devido à pandemia, o público pode visitá-lo virtualmente e conferir as exposições em cartaz por meio deste link: http://vila360.com.br/tour/mrciusp.html .

Read Previous

Valor do IPVA 2021 está disponível para consulta a partir desta terça-feira, 22/12

Read Next

Pets precisam de cuidados redobrados no verão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *