A segunda fase do Vestibular Unicamp 2021começou a ser aplicada nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, com o menor índice de abstenção registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) em 10 anos. No primeiro dia de provas da segunda etapa, a Comvest registrou 14.185 candidatos presentes e uma abstenção de apenas 8,3%, o que significa que dos 15.470 aprovados para a segunda fase,1.285 candidatos não compareceram. A menor abstenção foi registrada em Jundiaí, com apenas 5,5%, seguida de Campinas com 6,5%. Os índices por cidade e as provas do dia estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). No primeiro dia de provas do ano passado, a abstenção havia sido de 10,2%. Em média, nos últimos 10 anos, o índice de faltosos foi de 11%.
A segunda fase continua nesta terça-feira, 9 de fevereiro, quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A Unicamp aplica a segunda fase m 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. No ingresso pelo Vestibular 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.
O que levar para a prova
Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.
Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.
Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura, impressões digitais e/ou identificação facial.
Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.
A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.