Jornal de Campinas

Projeto de Jorge Schneider transforma a Vila Industrial em Polo Turístico de Campinas

Jorge Schneider é um dos mais experientes vereadores e cumpre o quinto mandato. (Foto: Câmara Municipal de Campinas)

O vereador Jorge Schneider (PL) protocolou na Câmara Municipal de Campinas um Projeto de Lei que determina a criação do “Polo Turístico da Vila Industrial”, bairro localizado na região central de Campinas.

Schneider pontua que a Vila Industrial tem o único acervo arquitetônico da cidade com real valor histórico, segundo diversos urbanistas de destaque, e a maior quantidade de bens tombados num só bairro, mas o tombamento em si não está sendo suficiente para manter, literalmente, em pé essas preciosidades históricas. “A instituição do Polo Turístico é o passo inicial para que todas as riquezas do primeiro bairro operário de Campinas possam ser, efetivamente, sustentadas e desfrutadas pelos amantes de nossa história e cultura”, destaca o parlamentar.

De acordo com o projeto, o Polo Turístico da Vila Industrial será delimitado pela  totalidade do Parque Ferroviário composto pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Companhia Mogiana, incluindo todas as construções civis e espaços vazios; todos os imóveis já tombados ou em estudo de tombamento dentro dos limites da Vila Industrial. O projeto inclui também o polígono que contém a rotunda da Fepasa; a  oficina de carros e vagões; a usina geradora; a oficina de locomotivas; a Hospedaria dos Imigrantes; o Armazém Mogiana; além do edifício de baldeação; a oficina Sr. Lemos; a Estação da Cia Paulista; a Oficina da Cia Paulista e o armazém da Cia Paulista.

O vereador reforça ainda que o objetivo é promover, na área do polo, o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, bem como o fortalecimento, a ampliação e o desenvolvimento da produção local, nas áreas de turismo cultural, histórico, gastronômico e arquitetônico.

A proposta prevê ainda a implantação de mecanismos de educação ambiental, histórica, urbanística e arquitetônica, bem como o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionada ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda.

“Também queremos promover a valorização do patrimônio imaterial de tradições carnavalescas e relacionadas ao samba na Vila Industrial. E a valorização do patrimônio imaterial das tradições dos imigrantes portugueses, italianos, alemães e suíços, e ainda de outros patrimônios imateriais como o das culturas de açúcar e café, das origens fabris, dos ferroviários e outros”, explica Shcneider, acrescentando que o polo tem ainda a meta de promover a integração total do parque ferroviário com o centro da cidade.

Para efetivar todas as ações previstas, a proposta de Jorge Schneider autoriza o Poder Público a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada a fim de apoiar atividades do Polo Turístico do bairro Vila Industrial.

Read Previous

Consulado italiano de SP registra aumento de 25% na emissão de passaportes no ano de 2023

Read Next

Arrtigo: Como integrar-se culturalmente ao emigrar para Portugal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *