Jornal de Campinas

Due Residenziale condomínio residencial e comercial/Clovis Cordeiro

5 fatores sobre o ciclo menstrual

O ciclo menstrual da mulher ainda é marcado por muitas dúvidas. 🤔E apesar de comum, ainda é um assunto que muitas mulheres preferem não discutir abertamente. E aí surgem vários mitos em torno da menstruação.

Abaixo, separei alguns fatos sobre o ciclo menstrual, para tirar algumas dúvidas que escuto ou recebo dos seguidores:

1️⃣É possível engravidar durante a menstruação?
É bastante raro, mas pode acontecer sim. Muitas pessoas pensam que, uma vez que seu corpo está eliminando o óvulo e o revestimento do útero na menstruação, você não poderá engravidar. Porém, o espermatozóide pode sobreviver até cinco dias no corpo feminino, ou seja, ele pode está lá quando você voltar a ovular.

2️⃣Ter relação sexual é mais prazeroso?
Como há maior irrigação sanguínea na região pélvica, a região fica mais sensível. E como resultado, ela sente mais prazer. Além disso, ela terá mais facilidade para se lubrificar e maior sensibilidade para atingir o orgasmo.

3️⃣Mulheres que convivem juntas, geralmente menstruam na mesma época?
Pode acontecer sim! A menstruação é uma variação hormonal no corpo feminino e fatores externos podem influenciar no período da mulher. Ao compartilharem momentos de estresse, ansiedade, alimentação, entre outros, o ciclo das duas pode se alinhar.

4️⃣Há mais risco de contrair ISTs?
Também é verdade! O sangue favorece o crescimento de microorganismos, como fungos, bactérias e fungos. Ou seja, a mulher fica mais propensa a desenvolver uma infecção sexualmente transmissível durante a menstruação.

5️⃣É normal ter mais acne?
As mudanças hormonais que acontecem no corpo feminino durante o ciclo menstrual fazem as glândulas sebáceas aumentarem a secreção. E como consequência, há maior aparecimento de acne, espinhas e cravos.

Dr. Domingos Mantelli
Ginecologista, Obstetra
CRM-SP: 107.997 | RQE: 36618
domingosmantelli.com.br

Read Previous

Cine Autorama e Mobil levam quatro sessões gratuitas de cinema drive-in para Campinas

Read Next

Ilhabela ganha câmerade monitoramento climático

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *