Jornal de Campinas

Artigo: Porque contratar trabalhadores com mais de 50 anos

Especialistas da Luandre explicam que contratantes tendem a ganhar com características como maturidade e resolução de conflitos

Encontrar uma oportunidade de emprego pode ser ainda mais difícil para quem tem mais de 50 anos, visto que os setores que mais empregam no Brasil ainda são os que menos contratam trabalhadores nessa faixa etária.

Nos últimos seis meses, no entanto, segundo levantamento da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, foram contratados mais de 2500 profissionais acima dos 50 anos, para as mais diversas áreas, como saúde, varejo e logística.

 “Os contratantes estão atentos às mudanças no perfil do trabalhador brasileiro. Devido ao aumento da expectativa de vida, que leva à aposentadoria tardia, há mais pessoas acima de 50 anos procurando emprego e no auge da sua força de trabalho”, afirma Renata Motone, coordenadora de RH da Luandre em Guarulhos.

Diversificar para produzir mais

Com um mercado cada vez mais plural, investir em trabalhadores mais experientes pode fortalecer a visão estratégica da empresa e intensificar a produtividade. “A bagagem do profissional pode agregar, não somente ao trabalho para o qual ele foi contratado, mas também trazer novas perspectivas, graças ao conhecimento adquirido por ele ao longo dos anos”, diz Motone.

Solução de Conflitos

O estudo da Consultoria iDados, com base na Pnad Contínua, do IBGE, demonstra que o número de pessoas com 50 anos ou mais no mercado cresceu 20%, entre 2012 e 2018.

Uma das razões para esse aumento é que esses profissionais lidam melhor com conflitos. “Normalmente uma pessoa nesta faixa etária já encontrou diversos desafios na carreira e também no âmbito pessoal e como consequência tem mais maturidade emocional para solucionar problemas”, afirma Marcia Costa, gerente da Luandre no Rio de Janeiro.

Responsabilidade

Os trabalhadores que buscam uma oportunidade de emprego aos 50 anos, normalmente têm um perfil diferente dos jovens que entraram no mercado recentemente. “Um ponto significativo é quanto à estabilidade apresentada por estes profissionais, que possuem alto nível de motivação quando recebem a oportunidade de recolocação e buscam fortemente a empregabilidade, pois sabem o quão difícil foi conquistar um novo emprego”, destaca Angelina Vinci, gerente de RH da Luandre, em Campinas.

Segundo Dorileia Almeida, gerente da Luandre, em Recife é importante considerar que algumas empresas dos setores varejista, farmacêutico, de telecom, entre outros, já possuem Programas de Incentivo para contratação de pessoas acima de 55 anos.

“Vale ressaltar que há incentivos legais sendo discutidos, como o Projeto de Lei do Senado 236/2017 do senador licenciado Cidinho Santos (PR-MT), que propõe uma cota de cinco pessoas de 55 anos ou mais para empresas que tenham entre 51 e 100 empregados. Nas companhias com mais de 100 funcionários, esta cota será de 5% das vagas”, finaliza.

Read Previous

Artigo: A importância dos serviços controle de acesso e limpeza profissional

Read Next

Especialista norte-americana em educação vem a Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *