Jornal de Campinas

Instituto Anelo reúne alunos e professores em novo vídeo

Instituto Anelo, bastidores vídeo “ai que saudade doce”/Foto: Levi Macedo

Gravação do clássico “Ai que Saudade D’ocê” será lançada dia 17 de julho, às 17 horas, no YouTube, Facebook e Instagram

Neste primeiro semestre de 2021, ainda na impossibilidade de retomar as apresentações ao vivo, o Instituto Anelo decidiu fazer algo diferente: apostou na produção de um vídeo único, com imagens feitas na sede da instituição e áudio captado a partir de gravações realizadas por alunos e professores. A música escolhida para marcar essa celebração foi Ai que Saudade d’Ocê, do compositor paraibano Vital Farias, e o lançamento será no dia 17 de julho, às 17 horas, no YouTube, Facebook e Instagram.

Segundo conta o coordenador pedagógico do Instituto e regente da Orquestra Anelo, Guilherme Ribeiro, essa canção, que já foi gravada por nomes como Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zeca Baleiro, entre outros importantes expoentes da MPB, foi escolhida porque, além de ser muito bonita e agradável, também reflete o atual momento de cansaço do isolamento e ansiedade pelo reencontro. “Essa música tem uma letra singela, que fala de saudade. E temos essa sensação de saudade – saudade do Instituto Anelo, saudade das aulas presenciais, saudade de fazer música ao vivo, saudade de tocar com outras pessoas. Por outro lado, há um vislumbre de retorno presencial com o avanço das vacinas e do Plano São Paulo de retomada”, diz Guilherme.

Ele explica que a produção foi feita em etapas. De início foi solicitado ao professor Luca Alves, do projeto Prática de Banda, um arranjo para a música. “Pedi para que ele pensasse numa maneira que todos os alunos pudessem tocar, assim, o arranjo tem partes mais simples e outras mais complexas.” O passo seguinte foi pré-gravar a música, de forma que a canção passasse a ser trabalhada nas aulas. Todos os áudios enviados posteriormente pelos alunos aos professores foram reunidos na gravação.

Bastidores da gravação no Anelo/Foto: Levi Macedo

A captação de imagens foi feita entre os dias 1º e 3 de julho, na sede do Anelo, no Jardim Florence I. Todas as turmas foram convidadas a participar em horário pré-determinado e restrito – quem pode, compareceu. De acordo com Guilherme, para garantir a segurança em tempos de Covid-19, foi adotado um protocolo que incluiu distribuição de máscaras personalizadas para todos (de uso obrigatório), marcações de espaço e um local afastado, ao ar livre, para acomodar os acompanhantes das crianças (só foi permitida a entrada de um acompanhante por aluno).

De acordo com o coordenador Lucas Bohn, participaram dos três dias de gravação 170 dos 385 alunos atendidos pelo Instituto Anelo no primeiro semestre de 2021. “Foi uma experiência muito desafiadora do ponto de vista da organização. A gente tinha que manter a segurança sanitária e ao mesmo tempo seguir o cronograma estabelecido pela direção do vídeo. Apesar de os pais e alunos terem colaborado muito e se portado de maneira responsável, a gente tinha que levar essa parte em consideração a todo instante”, lembra.

“Por outro lado, os alunos adoraram estar de volta ao Instituto Anelo. Para alguns, foi a primeira experiência pedagógica no Instituto”, conta Lucas, lembrando daqueles que iniciaram os estudos no Anelo já durante a pandemia, em ambiente 100% virtual.

Aluna participa do vídeo/Foto: Levi Macedo

Serviço:

Lançamento do vídeo Ai que Saudade D’ocê

Data: 17 de julho de 2021 (SÁBADO)

Horário: 17 horas

Onde: Facebook (facebook.com/institutoanelo), YouTube (youtube.com/institutoanelooficial) e Instagram (@institutoanelo) 

Read Previous

Artigo: O sexo feminino e o prazer do açúcar

Read Next

Campinas abre agendamento para vacinação a partir de 35 anos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *