Jornal de Campinas

Minissérie em realidade virtual aborda mestres da literatura brasileira

O primeiro episódio da minissérie traz a obra de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, e é interpretado pelo ator Leandro Damatta

A Pyntado Filmes estreia nos dias 17 e 24 de abril os primeiros episódios de “Literatura Imersiva”. A produção é uma minissérie em realidade virtual live action que aborda trechos de clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis, Lima Barreto, Gregório de Matos e Júlia Lopes de Almeida. A produção ficará no canal YouTube da produtora. 

O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas e Secretaria de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, mediante recursos da Lei Federal nº 14.017, em 29 de junho de 2020, a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Uma produção da Pyntado Filmes e PYNXR. 

O primeiro episódio da minissérie traz a obra de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, e é interpretado pelo ator Leandro Damatta. O segundo episódio, que também será lançado no dia 17 de abril, aborda a obra de Lima Barreto, “Clara dos Anjos”, e é interpretado pela atriz Talita Santos.

No dia 24 de abril, a Pyntado lançará os episódios “Epílogos”, de Gregório de Matos, interpretado pelo ator Gustavo Martinez que também assina a direção do projeto, e “A Caolha”, obra de Júlia Lopes de Almeida, que será vivida pela atriz Pri Junqueira. 

Atores em cena da minissérie/Divulgação

De acordo com o diretor da minissérie, Gustavo Martinez, em cada episódio o ator terá um livro em mãos e começará uma leitura singelamente interpretada. “Ele olha diretamente nos olhos do espectador e o coloca dentro da narrativa, o envolvendo na história contada e no ambiente virtual criado propriamente para favorecer a palavra”, afirma ele. O cenário simples e intimista intensifica o sentimento de acolhimento e ainda promove a união entre o moderno e o clássico.

Os episódios ficarão disponíveis no canal da Pyntado no YouTube até dezembro de 2021. Eles podem ser assistidos em 360° em smartphones e computadores. Para imersão completa, também é possível assistir usando um cardboard ou headsets para realidade virtual, que potencializam a experiência. Com os cardboards e headsets é possível acessar o conteúdo com áudio espacial (ambisonics).

Read Previous

Geração# estreia em formato virtual

Read Next

Veiling Market inova formato da edição 2021 em estandes virtuais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *