Desintoxicação nas férias: diversão e corpo saudável

Desintoxicação nas férias – Verão, férias e festas de fim de ano. Essa combinação é uma tentação para alguns exageros à mesa e também costuma interromper a rotina de atividades físicas. O segredo para aproveitar tudo isso e ao mesmo tempo cuidar bem do corpo se resume em uma palavra: equilíbrio. “É muito bom para a saúde mental viajar, ter reuniões familiares e aproveitar as festas, mas tudo isso deve ser feito de forma balanceada, sem exageros”, recomenda o nutrólogo Dr. Luís Henrique Pelá, da Clínica Eclat.

É importante, explica o Dr. Pelá, evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica e de alimentos inflamatórios, como glúten, óleo de cozinha, muito açúcar, refrigerantes, doces e leites animais e derivados. Mas não basta tomar esses cuidados. É recomendável manter sempre o corpo bem hidratado e não interromper a prática de atividades físicas durantes as férias.

“Também devemos consumir alimentos que ajudam nosso corpo a eliminar as toxinas. São os casos do limão, gengibre, alho, beterraba, chá verde e o abacate”, recomenda o Dr. Pelá.

O consumo de alimentos anti-inflamatórios reduz ou elimina a atividade de substâncias químicas ou moléculas estranhas ao corpo. Essas toxinas podem ser geradas pelo próprio organismo ou por agentes externos, como corantes, conservantes e poluição, entre outros.

Os benefícios para quem se alimenta, se hidrata e se exercita de forma correta são inúmeros e não se limitam à limpeza do sistema digestório. A desintoxicação do organismo contribui para o emagrecimento, redução de gordura no fígado e aumento de disposição, além de melhorar as funções intestinais e a imunidade.

Dicas matinais

O nutrólogo Dr. Luís Henrique Pelá dá duas receitas para quem deseja cuidar bem do corpo logo pela manhã. Confira:

Suco Verde

* Uma folha de couve
* 200ml de água de coco
* Um limão
* Gengibre
* Uma fatia de abacaxi

Shot Matinal

Ingredientes:
* Um limão espremido
* Meia colher de café de cúrcuma em pó
* Gengibre ralado a gosto
* Dois dedos de água gelada

Modo de preparar: Misture os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.


Sobre o Dr. Luís Henrique Pelá

– Graduado em Medicina;
– Residência em Cardiologia pela Sociedade Beneficente e Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto;
– Título de Especialista em Cardiologia (SBC);
– Especialização em Ecocardiografia pela Diagnósticos da América S.A.;
– Especialização em Ecografia Vascular – Carótidas e Vertebrais pelo Centro de Ensino em Tomografia, Ressonância e Ultrassonografia;
– Especialista em Arritmologia Clínica pelo Instituto do Coração do HC FMUSP;
– Pós-graduação em Ciências da Longevidade Saudável.

Read Previous

MACC abre inscrições para exposições temporárias

Read Next

Virar a página

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *