Jornal de Campinas

Sesc Campinas lança projeto para orientar o uso das Academias Ao Ar Livre

Espaços recebem adesivos com código QR do projeto Guia de Exercícios Ao Ar Livre, com direcionamento à vídeos que orientam sobre as possibilidades de uso de cada equipamento.

Idealizado pelo Sesc Campinas, nesta quarta-feira (11/8), às 10h, aconteceu o lançamento simbólico do projeto Guia de Exercícios Ao Ar Livre na Lagoa do Taquaral. Em parceria com o SindiVarejista e Prefeitura Municipal, a proposta é orientar sobre o uso das Academias Ao Ar Livre. Através de adesivos com código QR instalados em cada aparelho, o público, com uso do celular, é direcionado para uma plataforma online, para assistir aos vídeos produzidos pelos educadores de atividades físicas do Sesc Campinas, cujo foco é oferecer as muitas possibilidades de uso desses aparelhos. O evento contará com a presença de Fernando Vanin (Secretário de Esportes de Campinas), Sanae Murayama Saito (presidente do SindiVarejista) e representantes do Sesc Campinas.


Ao longo dos últimos anos, foram instaladas em diversos locais da cidade as famosas Academias Ao Ar Livre. Também chamadas de Academias da Terceira Idade, elas estão distribuídas pelos bairros, nas praças, nos parques, nos complexos esportivos, e estão à disposição de toda população para facilitar e oportunizar a prática de exercícios físicos. Pensando em incentivar o uso destes espaços, e oferecer orientação quanto à utilização dos equipamentos, o Sesc Campinas, em parceria com as Prefeituras Municipais e os Sindicatos do Comércio Varejista, criou o projeto Guia de Exercícios ao Ar livre


A partir deste mês de agosto, em alguns espaços, começam a ser instalados adesivos com código QR  que, com o uso do seu celular, darão acesso a vídeos descritivos sobre as possibilidades de uso de cada equipamento, para que cada pessoa possa se exercitar nos espaços públicos de forma mais orientada, com mais conhecimento em relação ao movimento, frequência e objetivos dos exercícios. “Com esses vídeos e os textos informativos, elaborados de forma simples, objetiva e de fácil entendimento, acreditamos que todos podem ser beneficiados com a prática regular de atividade física, em aparelhos de uso público e com orientações de qualidade. Venha experimentar!”, esclarece Cristina Moraes, uma das monitoras da equipe esportiva do Sesc Campinas.


E acrescenta que o Guia de Exercícios ao Ar Livre é uma ação inovadora e facilmente replicável. “Essa ação tem um grande potencial para atender amplamente a população das cidades participantes. O projeto foi idealizado pela equipe do Sesc Campinas, com o intuito de facilitar o acesso às informações de uso dos aparelhos das Academias ao Ar Livre”, declara Cristina.

Para Hideki Yoshimoto, gerente do Sesc Campinas, o projeto é mais um passo quando se trata da importância de bons parceiros. “É importante ressaltar que a execução só foi possível graças ao fortalecimento da parceria do Sesc, com as Prefeituras Municipais e os Sindicatos do Comércio Varejista. Em Campinas o apoio e empenho da Prefeitura e do SindiVarejista foram imprescindíveis neste ponta pé inicial, para que motive a implantação desta ação em outras cidades”, afirma Yoshimoto.


A Prefeitura de Campinas instalou várias Academias da Terceira Idade nas 5 regiões da cidade, com o intuito de oferecer a população uma oportunidade de atividade física simples e gratuita. “A parceria realizada com o Sesc e o Sindicato Varejista vem a somar nesse projeto. As instruções no Guia, através do código QR, informarão a população sobre a execução correta dos exercícios nesses aparelhos. É extremamente importante essa inciativa do Sesc e trará mais solidez e responsabilidade no uso desses equipamentos”, comenta Fernando Vanin, secretário de Esportes de Campinas.

“É uma iniciativa ótima para nossa cidade, que possui dezenas de academias a céu aberto nas praças. Com os vídeos as pessoas vão conseguir fazer suas séries de exercício da forma correta e contribuindo ainda mais com a saúde. É mais uma vez o comércio contribuindo com a comunidade no qual está inserido”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.


Para saber quais são os locais de Campinas que já contam com essa proposta, acesse https://guiadeexerciciosaoarlivre.wordpress.com/. Nesse link os interessados já podem acessar o vídeo de apresentação, assim como todos os vídeos de orientação, dos equipamentos selecionados, além de encontrar a lista dos locais em que já se encontram instalados os códigos QR de acesso aos vídeos de orientação.

Read Previous

Especial: MÊS DA ADVOCACIA

Read Next

Coca-Cola FEMSA Brasil abre vagas em Sumaré

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *