Açúcar pode ser um grande vilão para a sua pele

Dermatologista, Dr. Rafael Soares, explica sobre os prejuízos desconhecidos que o açúcar pode trazer para a pele

O açúcar é um dos produtos mais consumidos do mundo. Os doces, por exemplo, são alimentos queridinhos de boa parte da população. Que o excesso de açúcar pode causar doenças metabólicas, todos sabem. Porém, o consumo de açúcar pode trazer diversos outros prejuízos para a saúde, como o envelhecimento da pele. “Isso acontece por conta da “glicação”, um processo em que os açúcares e carboidratos simples “grudam” em proteínas, ocasionando a quebra funcional delas, que não conseguem desempenhar os seus papéis”, explica o dermatologista, Dr. Rafael Soares.

Leia também: Novembro Azul – SMCC faz alerta sobre o câncer de próstata

De acordo com ele, este processo de “glicação” pode ocorrer na pele com o colágeno e com a elastina, o que facilita o aparecimento de rugas e de marcas de expressão, além de ocasionar a flacidez. ” É uma ação tão prejudicial quanto a dos radicais livres em nossa pele”, opina o médico.

Como evitiar

Para evitar a glicação, é necessário manter uma alimentação balanceada, reduzir o consumo de alimentos processados, com alto índice glicêmico e optar por alimentos antioxidantes. Além disso, pode-se também utilizar dermocosméticos e cosmecêuticos com produtos antiglicantes e antioxidantes para auxiliar na manutenção da elasticidade da pele.

O médico acredita que o uso do colágeno de maneira preventiva também pode ajudar os pacientes que estão sofrendo com essa perda de elasticidade. “Para escolher o melhor colágeno é importante considerar a qualidade do produto, a riqueza de colágeno tipo 1, a forma hidrolisada para facilitar a absorção e a associação com antioxidantes”, aconselha. Soares afirma ainda que não se deve dar preferência aos colágenos exclusivamente do tipo 02, pois tem ação voltada para as articulações; do tipo 03, por ser muscular e do tipo 04, porque é ligado aos vasos sanguíneos. Por fim, pode-se associar todas essas mudanças de hábitos ao uso de tratamentos como o Ultraformer III e o Zaffiro, que têm efeito lifting e regenerador de colágeno para o rosto e corpo.

Sobre o Dr. Rafael Soares

Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como de pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia.

O Nono Miquele ficou conhecido como a grife do Self-service
Nono Miquele é m dos mais tradicionais restaurantes de Campinas

Jornal do Castelo

Read Previous

Tradicional GastroPub italiano reabre com novidades no cardápio

Read Next

Semana Educação e Café leva cultura às escolas municipais de Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *