Debate aborda importância da arte na vida de pessoas com deficiência
Neste domingo, 18 de agosto, às 15h, o Planetário Municipal de Campinas recebe o debate “Maneiras e possibilidades de inserir as artes na vida de quem possui algum tipo de deficiência” A iniciativa faz parte da exposição de artes plásticas Ver e Viver, um projeto que leva seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. A entrada é gratuita.
Participam do debate Clara Aidar, linguista e especialista em terapias alternativas de Aromaterapia, Geoaromaterapia, Cromaterapia e Alinhamento dos Chakras; Benedito Franco Leal Filho, especialista em Educação Física Adaptada; Jésus Sêda, formado em arte dramática e especializado na criação de bonecos, adereços, cenários e figurinos para atividades artísticas; e Diogo Camargo, Musicoterapeuta; explorando as dificuldades de inserir a arte na vida dos deficientes e como contorna-las através do planejamento e de ações inclusivas.
A temática proposta pela exposição Ver e Viver é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes receberam uma venda descartável, e tiveram contato com obras que aguçam todos os sentidos.
O foco da exposição, produzida pelos artistas Jésus Seda e Clara Aidar, foi apresentar um ambiente inclusivo, que pode ser apreendido por pessoas com e sem deficiência.
Serviço:
Debate “Maneiras e possibilidades de inserir as artes na vida de quem possui algum tipo de deficiência”
Domingo, dia 18 de agosto, às 15h,
Planetário Municipal de Campinas (Parque Portugal – Av. Dr. Heitor Penteado, s/n, Taquaral).
Entrada gratuita e livre para todos os públicos.